segunda-feira, 30 de maio de 2011

PARTICIPEM: A *VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL* PROPÕE CONSOLIDAR MUDANÇAS NO SETOR DA ASSISTÊNCIA e MOBILIDADE SOCIAL AOS BENEFICIADOS PELAS ENTIDADES

A Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, propõe na pauta da VII Conferência Municipal de Assistencia Social a consolidação do *SUAS*(Sistema Único de Assistencia Social). Um programa inovador de transformação mais ousado no sentido de valorizar os trabalhadores da área de forma técnica, que marcará a transição do costumeiro assistencialismo paternalista, para ações de políticas públicas que envolverão a coletividade assistida, tirando - a da situação de vulnerabilidade, encaminhando e orientando para iniciativas educacionais e profissionais que os(as) colocará em situação de mais confiança no próprio futuro.
NOTA: Neuza Maria,64.
********
FONTE: Informativo Municipal nº556.
Lançamento oficial do evento aconteceu nessa segunda-feira (30), na Biblioteca Municipal “Martinico Prado”
Tamanho da letra
30/05/11 às 15:42

A VII Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece no próximo dia 30 de junho, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, foi lançada oficialmente nessa segunda-feira (30).

A solenidade reuniu autoridades, integrantes da rede socioassistencial e usuários do sistema na Biblioteca Municipal “Martinico Prado”.

Durante todo o mês de junho, a comissão organizadora da Conferência vai promover reuniões e debates com integrantes das entidades credenciadas, pessoas assistidas e sociedade de Araras para verificar quais as prioridades do setor.

As demandas serão encaminhadas e discutidas durante a Conferência Municipal, que vai selecionar propostas para serem levadas à Conferência Estadual e, posteriormente, à Nacional.
“Esse é o momento da população se reunir, reivindicar o que quer e precisa, e fazer essas solicitações chegarem até a Conferência Nacional”, comentou José Olavo Paganotti, secretário municipal de Ação e Inclusão Social.

O tema desse ano é “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores” e visa principalmente reforçar as mudanças realizadas após a implantação do Sistema.

Durante o lançamento da Conferência, ele fez um panorama sobre a Assistência Social em Araras nos últimos anos, abordando dados sobre os projetos e as ações em andamento, além de informações sobre investimentos realizados no setor.

“Araras vem investindo nas políticas sociais, preconizando sempre o cidadão como pessoa que possui direitos e deveres a serem respeitados e garantidos”, completou.

A vereadora Magda Regina Carbonero Celidório, que também estava presente ao evento, convidou Locatelli para explanar sobre o assunto durante sessão da Câmara Municipal.

“Assim os vereadores e a população conhecerão mais detalhes do que vem sendo realizado nessa área, em Araras”, observou. A palestra deve acontecer nos próximos dias.

Mobilidade social

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, João Castellar, reforçou a importância da participação da sociedade na realização da Conferência Municipal.

“Essa 7ª edição ainda está em construção, por isso é importante que as pessoas se mobilizem. Além da valorização dos profissionais que atuam nessa área, o evento deve contar com a participação dos usuários, das entidades e da população em geral para estabelecer e verificar quais são as reais prioridades dentro da assistência social”, acrescentou.

O prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla iniciou seu discurso salientando a participação dos conselhos municipais nas decisões tomadas pela administração. “Temos que prestar contas, discutir, dialogar com a sociedade, buscar caminhos e alternativas para errar menos e acertar cada vez mais. Os Conselhos são poderes constituídos para servir como elo entre a sociedade e o governo, além de fazer o controle social das ações”, comentou.

“O SUAS marcou a transição do assistencialismo do passado para um serviço técnico, baseado em políticas públicas que visam a coletividade e não os casos individuais”, explicou Lúcio Locatelli Júnior, diretor de programas e projetos governamentais da Secretaria.

Brambilla comparou a estrutura da assistência social com a da saúde para simplificar as mudanças ocorridas nos últimos anos.
“O SUAS é o SUS da Promoção Social. O SUS (Sistema Único de Saúde) já tem quase 20 anos e ainda está em construção no país.

O SUAS, implantado em 2006, ainda é um criança. Ele envolve uma estrutura extremamente organizada, que muda aquela situação de paternalismo e assistencialismo e possibilita a mobilidade social, tirando a pessoa da situação de pobreza e dando condições para que ela consiga uma profissão, consiga cuidar dos filhos e se virar sozinha no futuro”, comentou.

O prefeito reforçou mais uma vez que a educação é a principal maneira de proporcionar melhores condições de vida à população. “Só a educação transforma. Se não houver esforço da sociedade no sentido de dar oportunidades iguais a todos, vamos demorar muito tempo para mudar essa realidade. Nossa missão é cuidar realmente dessas crianças, oferecer a melhor educação nas nossas escolas para que elas tenham as mesmas condições de competitividade que as outras”, reforçou.

“Nosso governo é calcado na justiça social e se preocupa com quem está na faixa de vulnerabilidade”, finalizou.
Na solenidade também foi apresentada a comissão organizadora da Conferência Municipal. Pelo poder público fazem parte do grupo Ingrid Michele Nepomuceno, Juliana Rodrigues Abalém e Waldemar Vechin Junior; pela sociedade civil, Alex Adilson Paulon, João Aparecido Castellar (também é o coordenador da Conferência) e Marilda Modesto Bissoli. Já o órgão gestor é composto por Joyce Leles dos Santos Viquietini, Kelli Alessandra Fischer Coladetti e Regina Helena Costa Picolini.

Mais informações sobre as reuniões podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700

Secom / PMA

Nenhum comentário: