Para ministro, se Itaquerão não estiver pronto, SP não deve ter Copa das Confederações

Orlando Silva, ministro dos esportes

Depois de muito imbróglio, o estádio do Corinthians, em Itaquera, deverá iniciar suas obras neste mês. Apesar de ser a sede paulista para a Copa do Mundo de 2014, a arena não deve ficar pronta até a Copa das Confederações, no ano anterior.


Por isso, o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, disse nesta sexta-feira que, sem o Itaquerão, a capital paulista não merece receber o evento-teste da Fifa.

"Esse é um assunto da Fifa. O Comitê Organizador Local (COL) disse que a Copa das Confederações será realizada em quatro ou cinco cidades. Mas, na minha opinião pessoal, se São Paulo não estiver com seu estádio pronto em 2013, o adequado é não receber a Copa das Confederações. Você não pode prejudicar uma cidade que está com tudo arrumado em detrimento de outra que não cumpriu os prazos", afirmou o ministro durante seminário da Copa-2014 na Assembleia Legislativa de SP.

Para o ministro do Esporte, não seria adequado que um outro estádio receba a Copa das Confederações (cogita-se Palestra Itália ou Pacaembu), pois trata-se de um evento-teste.

"Eu não descarto, porque não sou presidente da Fifa. O que sustento é que não é razoável. Não faz sentido fazer um evento em um estádio que não faz parte da Copa do Mundo. A Copa das Confederações é evento-teste, para testar o acesso, o funcionamento e a operação no estádio. É inadequado. Eu inclusive já falei com o pessoal da Fifa: tem que prestigiar quem está cumprindo de acordo com o planejado", afirmou Orlando Silva Júnior.

Orlando Silva, ministro do Esporte
Crédito da imagem: Agência Estado