quinta-feira, 26 de maio de 2011

ONU - 2011 / ANO INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES E O IBGE APONTA PELA PRIMEIRA VEZ ***MAIORIA NEGRA NA POPULAÇÃO BRASILEIRA*** AXÉ!!! BRASIL.

26/05/2011

À Boca pequena

Antonio Lucio, Jornalista e Colunista do Portal Áfricas

À Boca pequena comenta-se que:

1 – A SEPPIR em sua nova gestão que chegou aos 120 dias na administração pública, devidamente estruturada, está indo de encontro a um dos principais pontos estabelecidos pela Presidente Dilma Rousseff que é investir na inserção na educação e na redução da pobreza e terá como prioridade ao combate a alta taxa de mortes violentas entre jovens negros, principalmente na região nordeste do país.

2 – Engana-se quem pensa que nos corredores do Palácio do Planalto causou surpresa a eleição do deputado estadual paulista Rui Falcão para presidente nacional do PT e que diante do resultado alguns mais afoitos se posicionam para retomar as pressões para ampliar suas posições junto ao governo instalado em 1º de janeiro passado, com o argumento de que a mais alta mandatária do país “precisa respeitar mais o PT e que ela precisa ser lembrada de onde veio e quem a colocou na cadeira número 1 do Palácio do Planalto”. Claro e evidente que sem memória curta a Presidente da República, sabe a quem ela deve o esforço para que fosse a candidata vitoriosa em 2010, mas também sabe perfeitamente quem trabalhou dentro das hostes partidárias contra o seu nome e sua candidatura no pleito de outubro passado.

3 – A manchete constrangida, sabendo que não era jornalística, difícil de superar: “País está MENOS branco” que poderia ser substituída por “O Brasil está mais NEGRO”, estampada em um dos principais matutinos do país após o resultado do Censo do IBGE 2010, que demonstrou que nós negros somos a maioria neste país pobre e sem miséria, não causou a mínima surpresa junto aos estudiosos da presença dos descendentes de africanos na vida brasileira. Foi a primeira vez na história do Brasil desde 1.872, quando aconteceu o primeiro Censo da População – e depois de mais de um século de políticas de branqueamento -, que a população negra é oficialmente declarada majoritária. Até então, apenas a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), do próprio IBGE, tinha constatado que 51,3% da população é preta e parda.

O IBGE utiliza cinco classificações: preto, pardo (negro), amarelo, branco e indígena e o critério é autodeclaratório. Em 1.872, a população brasileira era de 9.930.478 milhões – 60% negra. E para não perder a oportunidade política do assunto e ficar bem nos meios políticos do seu partido, o ex-ministro do governo Lula louquinho para poder voltar abertamente ao centro de decisões do país, participando um evento realizado na quarta-feira em que foi convidado pelo King’s Brazil Institute, King’s College, da Universidade de Londres, para falar sobre a atualidade política brasileira, reconheceu o racismo como um assunto sério existente no Brasil e que deve ser encarado e discutido com toda a seriedade e frontalidade pela sociedade brasileira Para ele e, o próprio PT é um partido branco, apesar de contar com alguns deputados e senadores negros e da sua ligação histórica aos movimentos sociais negros no Brasil.

4 – Alguns parlamentares do PCdoB, estão rememorando na rádio corredor do Congresso Nacional, que não teria sido muito cordial a audiência concedida nesta semana que se finda pela Presidente da República ao ministro do Esporte Orlando Silva, de quem cobrou resultados sobre as providências no âmbito da sua pasta, sobre a possibilidade ou não do Brasil participar efetivamente da realização da Copa do Mundo 2014, devido aos constantes comentários e noticiários sobre os atrasos e falta de vontade política para se levar a bom termo a realização em nosso país do maior espetáculo esportivo do Planeta. Entre uma tapioca e um cafezinho, a autoridade esportiva, que já perdeu parte da autoridade sobre a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 para o ex-presidente do BC, Henrique Meireles, teria saído em polvorosa do gabinete presidencial, procurando um norte á apoio político para permanecer a frente da pasta.

2011 / ANO INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES.

Nenhum comentário: