quinta-feira, 2 de junho de 2011

02/06/2011 - FOLHA DE SÃO PAULO - JUSTIÇA PROCESSA ESTUDANTE QUE OFENDEU NORDESTINOS NO TWITER .

ESTE COMENTÁRIO E ESTE ARTIGO DA "FOLHA DE SÃO PAULO" SÃO APENAS UM ***ALERTA*** PARA PESSOAS QUE FAZEM USO DA INTERNET E DESCONHECEM AS LEIS, E CONSEQUÊNCIAS DE ATOS IMPENSADOS: http://www1.folha.uol.com.br/poder/924511-justica-processa-estudante-que-ofendeu-nordestinos-no-twiter

Embora algumas pessoas importantes e pesquisas até no âmbito Internacional considerem o Brasil o País da maior *DIVERSIDADE CULTURAL* possibilitador do avanço numa Cultura Multiracial, ainda defrontamos com estas situações extremamente discriminativas e pessoais, mesmo se tratando de pessoas com FORMAÇÃO e STATUS PROFISSIONAL ou Cursando NÍVEL SUPERIOR. É urgente a implementação de POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL, em níveis Municipal, Estadual e Federal, visto que não há mais como negar que as Discriminações, manifestam-se de forma desleal no dia a dia do Brasileiro. Consequências haverão sempre uma vez que as Questões Sociais chegaram a nossa *CONSTITUIÇÃO FEDERAL/1988, Art.5º inciso 42*, e os movimentos sociais, embora ainda de maneira meio desarticulada são representantes legítimos nas populações ofendidas. QUE REALMENTE CONSIGAMOS SER UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA E QUE, ACIMA DAS POSSIBILIDADES DE CONDENAÇÕES, INDENIZAÇÕES E OUTROS *ÕES* , CONSIGAMOS RESPEITAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.

NOTA: Neuza Maria,64 - ACAFROAraras-SP.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/924511-justica-processa-estudante-que-ofendeu-nordestinos-no-twi

A denúncia do Ministério Público Federal contra Mayara Penteado Petruso foi aceita pela Justiça Federal de São Paulo, que abriu no dia 4 de maio um processo contra a estudante de Direito. Ela vai responder pelo crime de racismo por causa de uma mensagem que publicou em seu perfil no Twitter, em 31 de outubro de 2010.

No texto, ela disse: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!"

A informação sobre o processo foi divulgada na tarde desta quinta-feira pela assessoria de imprensa da procuradoria. A declaração de Mayara teria sido motivada pela eleição de Dilma à Presidência, já que o Nordeste concentrou grande parte dos votos à petista. Uma série de perfis nas redes sociais lançaram ofensas contra nordestinos na época, mas a publicação da estudante foi a que repercutiu com mais intensidade.

Em nota, o MPF de São Paulo afirmou que, entre novembro de 2010 e abril deste ano, a investigação seguiu sob sigilo para que se pudesse constatar que a atualização do perfil havia sido feita por ela mesma. A denúncia foi então apresentada à Justiça em 3 de maio e aceita no dia seguinte.

PRECONCEITO

Uma segunda denúncia da mesma investigação, referente a mensagem parecida à de Mayara, mas publicada por uma usuária do Twitter de Recife, teve o pedido de abertura de processo indeferido. No entanto, o Juiz pediu a abertura de uma investigação em Pernambuco para apurar a autoria do texto.

No perfil da internauta Natália Campello, uma mensagem parecida à da estudante de Direito paulista foi publicada. "o sudeste é um lixo, façam um favor ao Nordeste, mate um paulista de bala :) VÃO SE FODER PAULISTAS FILHOS DA PUTA", diz a publicação. De acordo com a nota, a procuradoria avaliou que ambas as mensagens "possuem conteúdo semelhante e são nitidamente racistas". O crime de racismo está tipificado em uma lei de 1989 e prevê penas mais severas quando ele é cometido através de meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza. Nesse caso, que se aplica a Mayara, a pena pode variar de 2 a 5 anos de prisão, além de multa.

Nenhum comentário: