segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prefeitos da região querem Instituto Federal em Araras. PARA TANTO FOI ASSINADA POR 11 MUNICÍPIOS A *CARTA DE ARARAS* DESTINADA AO GOVERNO FEDERAL.

Chefes do Executivo de 11 cidades confirmaram apoio na instalação de escola federal na cidade para a geração de mão-de-obra para toda a região.
Tamanho da letra
23/05/11 às 15:10

Prefeitos da região de Araras que estiveram na cidade no último sábado (21) manifestaram-se favoráveis à instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município.
Do encontro, proposto pelo prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, participaram os chefes do Executivo das cidades de Santa Cruz da Conceição (Osvaldo Marchiori), Conchal (Orlando Caleffi Junior) e Cosmópolis (Antonio Fernandes Neto).
Mesmo não estando presentes os prefeitos das cidades de Artur Nogueira, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Iracemápolis, Leme e Santa Gertrudes enviaram representantes e endossaram o apoio, comprometendo-se a assinar a “Carta de Araras” que será encaminhada ao ministro da Educação, Fernando Haddad.
O encontro foi realizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), local proposto para instalação do IFSP – Campus Araras. Como articulador do evento e gestor do pedido regional em Brasília participou o Deputado Federal Prof. Dr. Newton Lima, ex-reitor da UFSCar e ex-prefeito de São Carlos.
“Essa união de forças é a fórmula ideal para se conquistar o Instituto Federal. Esse órgão tem características regionais e precisa da força dos prefeitos. Acredito muito no êxito dessa ação que caminha com os novos propósitos do Governo Federal para o ensino técnico que acabou de nos apresentar o Pronatec, que irá promover uma grande revolução na oferta de vagas para a formação de mão-de-obra especializada”, disse o deputado.

Ao abrir o encontro, Dr. Brambilla explicou que entre as maiores dificuldades da região está a falta de mão de obra qualificada, reforçando a necessidade de novos cursos técnicos. Disse ainda que a oferta de cursos, conforme a demanda apresentada pela indústria, representa um caráter de inclusão social. “Estaremos, além de oferecer educação de qualidade e aumentar a oferta de emprego com a vinda de novas indústrias para a nossa região, promovendo cidadania. Um efeito que apenas a educação é capaz de fazer”, emendou.
Coube ao atual reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, acompanhado do diretor do CCA, Norberto Lavorenti, apresentar o Campus de Araras como local apropriado para abrigar a unidade de nível técnico, oferecendo cursos como os de técnico em turismo, eventos, manutenção e suporte em informática, automação industrial, biocombustível, entre outros.

Institutos Federais
O Ministério da Educação criou um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, estruturado a partir do potencial instalado nos atuais Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), Escolas Técnicas Federais, Agrotécnicas e Vinculadas às Universidades Federais.

Com a recente transformação em Instituto, ocorrida em 2008, os órgãos, agora unificados, passaram a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.
A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dá visibilidade a uma convergência de fatores que traduzem a compreensão do atual governo quanto ao papel da educação profissional e tecnológica no contexto social do Brasil e deve ser reconhecida como ação concreta das atuais políticas para a educação brasileira, com recorte especial para aquelas voltadas à educação profissional e tecnológica e à rede federal.
No governo federal, essa modalidade da educação vem sendo considerada como fator estratégico não apenas na compreensão da necessidade do desenvolvimento nacional, mas também como um fator para fortalecer o processo de inserção cidadã para milhões de brasileiros.

Araras e região
No Estado de São Paulo existem 25 unidades instaladas. As mais próximas de Araras localizam-se em Campinas, Hortolândia, São Carlos, Araraquara e Piracicaba. No entanto, cada uma focada em sua vocação regional.
Com a instalação de uma unidade do Instituto Federal em Araras, cerca de 430 mil habitantes, de 11 municípios, seriam beneficiados.
Após a “Carta de Araras” ser encaminhada à Brasília, caberá ao secretário de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias, reunir-se com os secretários da região para a elaboração de um plano estratégico com o apontamento dos cursos ideais para atender toda a demanda. “Demos um passo muito grande pela indústria, educação e cidadania”, disse ele.
Já os prefeitos participantes elogiaram a iniciativa, caso de Oswaldo Marchiori, de Santa Cruz da Conceição. “Seria sonhar alto de mais para cidades como a minha, com uma pequena população, ter um Instituto Federal, mas regionalmente isso é possível. E Araras, pela sua localização, tem o potencial ideal para concentrar esse serviço”, disse.
Marchiori é um dos prefeitos da região que já chega a custear transporte rodoviário para alunos do ensino superior que estudam em Araras. O mesmo ocorre com Conchal, do prefeito Orlando Caleffi Junior, que envia, diariamente, seis ônibus para as faculdades locais.

Secom/PMA

Nenhum comentário: