sexta-feira, 6 de maio de 2011

*SUAS* EM ARARAS - Sistema Único de assistência Social , terá recursos Municipais, Estaduais e Federais.

FONTE: Informativo SECOM nº 537

Promoção Social faz treinamento para implantar o Creas

Município irá contar com uma unidade do Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Tamanho da letra
03/05/11 às 17:36

Uma nova política de assistência social voltada a indivíduos e famílias em situação de risco, vulnerabilidade e risco social será implantada no município, por meio do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

Uma equipe formada por integrantes da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, que irá compor a entidade no município, está passando por capacitação atualmente com a assessora de uma empresa particular, Rosa Elisa Federici.

Segundo ela, a assistência será voltada a famílias e indivíduos que já estejam em situação de risco. “Inicialmente, faremos um diagnóstico sobre as ações de assistência social desenvolvidas no município”, comentou.

Segundo o secretário Olavo Paganotti, o Creas será disponível a todas as pessoas que necessitarem. “Os atendimentos serão realizados, independentemente da situação financeira da família ou indivíduo, por uma equipe especializada, formada por integrantes da Promoção Social”, afirmou.


O Creas irá atender famílias e indivíduos em situação de risco pessoal, que sofreram violação de direitos, tais como violência física, psicológica, sexual, negligência, abuso e/ou exploração sexual, afastamento do convívio familiar, situação de rua, abandono, trabalho infantil, dentre outros. “Buscamos solucionar essas situações com a aplicação de medidas socioeducativas de proteção”, contou.

De acordo com Paganotti, o programa terá recursos municipais, estaduais e federais. É a primeira vez que uma entidade neste formato funciona em Araras.

“Atualmente, nós temos o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que faz a prevenção de alguns tipos de violência e também das relações do indivíduo com a família”, disse.

Segundo ele, o Creas desenvolve serviços para garantia de direitos para pessoas vítimas de violência. O Centro irá oferecer assistência por intermédio de três assistentes sociais, uma coordenadora, uma psicóloga, um advogado e uma equipe administrativa.

Creas na região
Na Diretoria Regional de Assistência Social de Piracicaba, região onde Araras está inserida e que possui 27 município, apenas seis cidades oferecem o Creas. “Outros dois municípios estão implantando o Creas juntamente com Araras”, disse Paganotti.

O programa faz parte do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com base na seguridade social, de acordo com a Constituição de 1988.

Secom / PMA

Nenhum comentário: