quinta-feira, 2 de junho de 2011

OBRAS DAS CRECHES EM ANDAMENTO: JARDIM MORUMBI, VILA DONA ROSA ZURITA, JARDIM YTAMARATI. MAIS DUAS SERÃO CONSTRUÍDAS, JD. TANGARÁ E ALTO DA COLINA

FONTE: Informativo Municipal nº 557

Fachada da creche do Jardim Morumbi recebe pintura
Unidade vai oferecer 140 vagas para crianças de 0 a 3 anos

Tamanho da letra
31/05/11 às 15:20

A creche do Jardim Morumbi está em fase de conclusão. Com tons de laranja e azul, a pintura externa está sendo aplicada sobre os formatos geométricos lúdicos, concebidos em um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

A construção, que ocupa área de 1.000 m² em um terreno de 3.200 m², foi idealizada com foco no acolhimento das crianças. Com janelas amplas que possuem estrutura de alumínio, as salas e corredores recebem naturalmente a luz solar, reduzindo os gastos com energia elétrica e formando ambientes arejados.

A preocupação da Prefeitura de Araras com a educação infantil se reflete desde o projeto pedagógico até o conforto arquitetônico.
“Pretendemos quebrar os conceitos dos projetos que vinham sendo feitos até agora, dando início a uma arquitetura mais contemporânea e lúdica para as crianças”, disse o diretor de projetos da Secretaria de Planejamento, Fabio Franco.

A arquitetura do prédio acentuou as formas geométricas na construção, que são utilizadas no aprendizado do ensino infantil. A entrada principal dos alunos tem o aspecto de um “sol”, com hastes que remetem a raios solares e uma caixa de concreto que faz alusão ao “lego”, brinquedo usado pelas crianças nas creches.
“A creche terá identidade com esse projeto, direcionado especialmente às crianças”, completou. As salas receberam tons claros de verde e lilás; nos corredores e no refeitório, a cor utilizada foi o laranja-claro. “O uso dessas cores foi autorizado após os testes de pintura”, disse Franco. Os testes foram feitos no final de abril e as cores selecionadas são as mesmas do projeto da Secretaria de Planejamento.

As portas e janelas de alumínio já foram instaladas em todos os setores do prédio. O piso da parte interna também recebeu polimento e os alambrados externos foram todos colocados. As placas do forro do prédio também já foram instaladas, assim como a iluminação de todas as salas. A obra é executada pela Romasi Construtora, de Piracicaba/SP, vencedora da licitação, e está orçada em R$ 1,2 milhão. Ao todo, 140 novas vagas serão criadas para crianças de 0 a 3 anos.

Fachada lúdica na Vila Dona Rosa

Segundo a Secretaria de Planejamento, a inovação na fachada tem o objetivo de criar uma identidade à creche e oferecer melhor acolhimento aos alunos que irão freqüentar o local. A unidade que está sendo construída na Vila Dona Rosa Zurita também terá o mesmo formato.

Apenas a do Jardim Itamaraty terá um aspecto arquitetônico diferente, pois é investimento do governo federal, com verbas do PAC 2. “O projeto do governo federal é padronizado, por isso não podemos interferir no formato”, afirmou Franco.
A creche do Jardim Morumbi oferecerá oito salas para atendimento, refeitório, salas administrativas, banheiros, lactário e fraldário. O prédio está localizado entre as ruas Durval Belattini e Cássio Gonzaga. Segundo a diretora da coordenadoria de educação infantil, Helena Aparecida Bernardes, a equipe que irá trabalhar na creche será composta por aproximadamente oito professoras, dez monitoras, 12 serventes, uma secretária, além de diretora e vice-diretora.

Em obras Ao todo, o município vai oferecer mais de 2 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos, com a construção das novas creches. Além do Jardim Morumbi, duas outras creches estão sendo construídas – Vila Dona Rosa Zurita e Jardim Itamaraty.

O convênio também já foi assinado para as creches do Jardim Tangará e do Alto da Colina – conquistadas por intermédio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A verba total é de R$ 3,580 milhões, oriunda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

No final do ano passado, a Secretaria de Educação disponibilizou mais 40 vagas na Emei “Nona Catharina”, com o remanejamento feito para a Emeief “Prof. Paulo Gomes Barbosa”.

Secom/PMA

Nenhum comentário: