sábado, 30 de abril de 2011

Prefeitura de Araras Sábado, 30 de Abril de 2011 | 15:39 Inicial >> Notícias

Inicial >> Notícias

13,5 mil idosos devem receber vacina contra gripe em Araras
Expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 25 mil pessoas na cidade

Tamanho da letra
27/04/11 às 17:17

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que 13.514 idosos de Araras recebam a vacina contra a gripe durante a campanha nacional, que teve início na última segunda-feira (25) e segue até 13 de maio.

O segundo maior grupo a ser imunizado na cidade são os portadores de doenças crônicas, chegando a 5.954 pessoas. Cerca de 2.235 crianças serão imunizadas; 1.490 gestantes e 1.145 trabalhadores da área da saúde. Ao todo, aproximadamente 25 mil pessoas devem ser vacinadas.

No primeiro dia da campanha foram aplicadas doses em 876 idosos, 235 trabalhadores da área de saúde, 59 crianças menores de dois anos e 28 gestantes. Na zona rural, a Prefeitura irá aplicar vacinas em aproximadamente 300 pessoas.

A campanha acontece em uma tenda na Praça Barão de Araras e em seis PSFs (Posto de Saúde da Família) e UBSs (Unidade Básica de Saúde) municipais. Durante a semana, o horário de funcionamento das salas de vacina é das 7h30 às 15h30 nas seguintes unidades de saúde: PSF “José Fiori” (Jardim Fátima), PSF “Edmundo Ulson” (Parque Tiradentes), UBS “Antonio Carlos Fabrício” (José Ometto 1), UBS “Dr. Osvaldo Salvador Devite” (Narciso Gomes), PSF “Dr. Enio Vitali” (Jardim Piratininga) e PSF “Madre Carla Rabolin”(Jardim Alvorada), além da Praça Barão de Araras.

Além de imunizar os grupos contra a gripe sazonal ou comum, a vacina também tem como base a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

“A vacina é denominada trivalente, porque em sua composição existem duas cepas da Influenza comum e uma cepa da Influenza A (H1N1)”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da campanha municipal, Maria Elisa Oliveira.

As doenças apontadas como crônicas pelo Ministério da Saúde podem ser cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatias, asplenia anatômico ou funcional; imunodeprimidos (transplantados de órgãos sólidos ou de medula, com neoplasias, HIV/Aids); imunodeficiências congênitas; doadores de órgãos sólidos ou de medula cadastrados nos programas de doação; comunicantes domiciliares de imunodeprimidos; trissomia; implante coclear; doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina.

Crianças recebem duas doses

O público-alvo da campanha são idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, além de profissionais da área da saúde.
Segundo a coordenadora da campanha municipal, os adultos tomam apenas uma dose e crianças recebem duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Alunos e um professor do curso de Enfermagem da ETE “Prefeito Alberto Feres” também estão atuando na campanha, aplicando vacinas na tenda da praça, em uma parceria com a SMS.
A orientação da SMS é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose.

Atendimento na zona rural

Segundo Maria Elisa, os munícipes que habitam na zona rural irão receber as doses de vacinas no próximo dia 7 de maio. “Serão atendidos bairros como Elihu Root, Cascata, Morro Grande e Marimbondo, entre outros”, afirmou. Na zona rural, a Prefeitura irá aplica vacinas em aproximadamente 300 pessoas.

Dia de Mobilização Nacional

Nesse sábado (30), Dia de Mobilização Nacional da Vacinação contra a Gripe, serão disponibilizados mais locais para a aplicação da vacina, das 8h às 17h. Confira os postos:

1. PSF Edmundo Ulson – Pq. Tiradentes
2. PSF Otávio João Breda – Pq. Dom Pedro
3. PSF Vital Pacífico Homem – José Ometto IV
4. PSF Fermim Blanco Vianna – José Ometto II
5. UBS Antonio Carlos Fabrício – José Ometto I
6. PSF José Fiori – Jardim Fátima
7. Centro Educacional Sesi – Jardim Heitor Vila Lobos
8. PSF Dr. Bento Feres – Jardim Ouro Verde
9. PSF Lúcia Boquetti Meneghetti – Pq. Industrial
10. UBS Dr. Osvaldo Salvador Devite – Narciso Gomes
11. PSF Madre Carla Rabolin – Jardim Alvorada
12. PSF Parque das Árvores – Parque Árvores
13. PSF Dr. Ênio Vitali – Jardim Piratininga
14. PSF Nilton de Lollo – Jardim São João
15. PSF Jerônimo Ometto – Jardim Cândida
16. Centro de Vigilância em Saúde (antigo prédio das escolas DA/DV, ao lado da Apae) – Centro
17. Praça Barão de Araras – Centro.
18. Ambulatório SAE (antigo Centro de Controle de Endemias e Zoonose) – Belvedere
19. Centro da Mulher Jandira L. Duarte – Jardim Sobradinho

FONTE: Secom / PMA

Nenhum comentário: