sexta-feira, 29 de abril de 2011

Câmara fará debates em capitais sobre temas de interesse popular

*O ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO* É SEM DÚVIDA UMA NOVIDADE PARA TODOS NÓS, BRASILEIROS, E É CLARO QUE O EXERCÍCIO DA NOSSA CIDADANIA, É QUE NOS LEVARÁ AOS ACORDOS QUE PRECISAM SER DISCUTIDOS E ACIMA DE TUDO COMPREENDIDOS. EM QUE PESE NOSSO *ESTADO DE SÃO PAULO* NÃO ESTEJA INCLUÍDO NESTE MOMENTO POR QUESTÕES POLÍTICO PARTIDÁRIAS, ACREDITO EU, NADA IMPEDE QUE ACOMPANHEMOS O DESENROLAR DO TRABALHO DAS "COMISSÕES CITADAS ABAIXO" E, NA MEDIDA DO POSSÍVEL BUSQUEMOS ALIADOS, PARA O ENCAMINHAMENTO DOS NOSSOS INTERESSES NA REGIÃO.*
NOTA: Neuza Maria,64-AcafroAraras-SP.

Deputado Edson Santos(PT-RJ) Ex Ministro da SEPPIR, quando de sua visita a cidade de Araraquara - SP. O nobre Edil será o Coordenador da *Comissão dos Assuntos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de 2016.

POLÍTICA NACIONAL

Câmara fará debates em capitais sobre temas de interesse popular

Com informações do G1

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e o Ouvidor-Geral da Casa, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), lançaram nesta terça-feira (26.04), o projeto “A Câmara quer te Ouvir”, que vai percorrer as capitais brasileiras para debater temas de interesse da sociedade em audiências públicas.

Segundo o ouvidor, nos próximos dois anos, período do mandato atual do órgão, serão organizadas 20 audiências nas assembleias legislativas das capitais. Dessas reuniões com a população de diferentes regiões do país, as sugestões colhidas com a comunidade serão levadas para as comissões de trabalho da Câmara e poderão ser incluídas em projetos em trâmite na Casa.

“O objetivo da audiência não é levar especialistas para falar sobre determinado tema, mas ouvir o cidadão“, explicou Corrêa, durante o lançamento do projeto.

O primeiro estado a receber a audiência será o Rio de Janeiro, no próximo dia 29 de abril, às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No capital fluminense, a pauta de discussões será composta por temas como combate ao crack, homofobia, bullying, segurança pública (UPPs), preparação do Brasil para a Copa do Mundo e Olimpíadas, além da reforma política em debate no Congresso.

Cada tema será debatido separadamente e um deputado ficará responsável por coordenar cada discussão. O projeto ainda deve contar com espaço para debate de um tema de livre escolha da comunidade.

*ATENÇÃO PARA OS NOMES DOS DEPUTADOS FEDERAIS DE COMANDARÃO CADA COMISSÃO*

O deputado Jean Willys (PSOL-RJ) coordenará o debate sobre homofobia e bullying. Já o deputado Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ) deve coordenar a discussão sobre segurança pública (UPPs). O deputado Edson Santos (PT-RJ) vai comandar o painel sobre Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. A reforma política, em debate no Congresso, ficará a cargo de Alessandro Molon (PT-RJ). Reginaldo Lopes (PT-MG) vai acompanhar a discussão sobre o combate ao crack, e o deputado Luiz Tibé (PTdoB-MG) ficará com o espaço para debate do tema de livre escolha da comunidade.

Além do Rio de Janeiro, neste ano estão previstas audiências em Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Fortaleza, Salvador e Recife.

Para o presidente da Câmara, o projeto será uma oportunidade de aproximar a população dos grandes temas em debate no país: “A Câmara quer estar mais próxima do cidadão, ouvindo as demandas, as reivindicações em relação ao trabalho feito pelo parlamento. Estaremos articulados com governos estaduais e federais.”

A Ouvidoria Parlamentar é um órgão da Mesa da Câmara dos Deputados, criado para ser o canal de comunicação entre a Câmara e a opinião pública. Por intermédio da Ouvidoria, o cidadão pode manifestar opinião, crítica e até mesmo fazer sugestões ao trabalho dos deputados. Um dos canais do órgão é o twitter @ouvidoriacamara.

Nenhum comentário: