quinta-feira, 3 de novembro de 2011

INICIADA A RESTAURAÇÃO DO "SOLAR" ONDE SERÁ INSTALADO O MUSEU *CASA DA MEMÓRIA DE ARARAS*-SP.

POR NÃO ME SENTIR COMPETENTE PARA DESCREVER A RELEVANTE IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA DE UMA ***CASA DE MEMÓRIAS NA NOSSA QUERIDA ARARAS - SP***, TOMO AQUI A LIBERDADE DE ACRESCENTAR A ESTA MATÉRIA, DUAS POESIAS DE QUEM SOUBE SUBLIMEMENTE EXPLANAR QUE "SÓ CONHECENDO O PASSADO PODEREMOS CONSTRUIR, RESPEITAR E VALORIZAR O FUTURO" rsss

POEMAS DA SAUDOSA ***CORA CORALINA****

{Quem é você? Venho do século passado e trago comigo todas as idades

Quem sentirá a Vida destas páginas...

Gerações que hão de vir e gerações que vão nascer.}

(CORALINA, 1988, p.73 -76)

*****************

{Não te deixes destruir... Ajuntando novas pedras

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha um poema.


E viverás no coração dos jovens

e na memória das gerações que hão de vir.}
(CORA CORALINA , 1981)

NOTA: NEUZA MARIA -ACAFROAraras-SP
***************************

FONTE: Secom - Araras - SP

Reforma do Solar Benedita Nogueira tem início segunda-feira
Prédio abrigará a Casa da Memória; obra será finalizada em prazo estimado de 6 meses

Tamanho da letra
27/10/11 às 17:52

Araras está concretizando o sonho de possuir um museu. A partir de segunda-feira (31) tem início a recuperação do Solar Benedita Nogueira, que fica no Calçadão “Monsenhor Quércia” e abrigará a *Casa da Memória*, uma espécie de museu onde ficarão expostos acervos e documentos que compõem a história do município.

As obras incluem melhorias no telhado, forro, piso, janelas, portas, além de manutenção nas instalações elétricas, hidráulicas e pintura total do prédio.

De acordo com Felipe Dezotti Beloto, secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a reforma será concluída em prazo estimado de seis meses.

“O prédio será recuperado e totalmente preparado para que a empresa Arquiprom, responsável pela instalação do museu, organize o espaço e execute o projeto, que inclui a criação de salas de acondicionamento do material histórico”, disse o secretário.

Em reunião realizada em setembro, representantes da Arquiprom visitaram as dependências do prédio para elaborar o projeto de instalação do museu e também levantar a possibilidade de viabilização da obra por meio da Lei Rouanet - em Araras, ela já foi utilizada para a obtenção de recursos que financiaram a restauração do Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” (antiga estação da Fepasa), realizada pelas empresas Nestlé e Citrovita.

A recuperação do Solar Benedita Nogueira será realizada com recursos próprios e está orçada em R$ 762.435,79. A obra será realizada pela empresa Rimeda Construção e Comércio LTDA, vencedora da licitação.

Horácio Busolin Júnior / Secom

Nenhum comentário: