sábado, 3 de dezembro de 2011

PREFEITURA *TRANSPORTE GRATUITO* PARA A POPULAÇÃO ATÉ O TERMINAL GINÁSIO MUNICIPAL NÉLSON RUGGER NESTE SÁBADO E DOMINGO. *1ª FESTA NORDESTINA *.

Há um ditado que diz que *o homem morre quando deixa de sonhar* rsss O cidadão nordestino *JOSÉ GONÇALVES mais conhecido por *ZÉ PARAÍBA*(morador na Zona Leste) acreditou no Projeto que idealiza a muitos anos a CRIAÇÃO de um *CENTRO DAS TRADIÇÕES e CULTURA NORDESTINA em ARARAS - CTNA*. Apoiado pela iniciativa do também nordestino *Vereador CARLOS JOSÉ da SILVA NASCIMENTO, *o ZÉ BEDÉ(PT)* que fez a indicação na Câmara Municipal de Araras aprovada por seus pares *EDIS*.

Na foto José Gonçalves (o ZÉ PARAÍBA) idealizador do Projeto - CTNA.

Com apoio do Prefeito Dr. NÉLSON DIMAS BRAMBILLA(PT) através da Secretaria Muncicipal da Ação Cultural e Cidadania MARCELO DANIEL (o MUSSA), os(as) migrantes nordestinos(as) dão o primeiro passo para esta realização, com o ***1º Festival das Tradições e Cultura Nordestina***. Parabenizamos as pessoas empenhadas, no reconhecimento civil ao trabalho e contribuição social dos(as) migrantes ao progresso e a cultura Ararense, promovendo esta integração.
NOTA de NEUZA MARIA,65 - ACAFRO.
*****************************************

FONTE:
Boletim Informativo Nº 678 - SECOM
APopulação terá ônibus gratuito para o 1º Festival das Tradições Nordestinas
. Não haverá cobrança de tarifas nas linhas do TCA nesse sábado (3) e domingo (4), a partir das 18h
Tamanho da letra
02/12/11 às 11:33

Para facilitar o acesso da população ao 1º Festival das Tradições Nordestinas, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”, o TCA (Serviço de Transporte Coletivo de Araras) vai disponibilizar ônibus gratuitos nesse sábado (3) e domingo (4), a partir das 18h.

Segundo o presidente da autarquia Luiz Carlos Scarcella, não haverá cobrança de tarifa em todas as linhas que servem a cidade, após esse horário. “Até as 23h30, as linhas seguem o itinerário normal; depois, teremos carros especiais, que vão percorrer as zonas sul, leste, oeste e norte, também sem cobrança de tarifa”, acrescenta.

Ele reforça que o mesmo ônibus vai circular por vários bairros que compõem a região e seguirão direto, sem passar por pontos localizados fora desse itinerário. O ponto de partida dos carros será o Terminal Urbano, que fica ao lado do Ginásio de Esporte.

Nessa sexta, primeiro dia do Festival, haverá linha especial à 1h; no sábado, às 2h; e no domingo, à 0h. Apenas no sábado e domingo não será cobrada tarifa.

Confira a programação completa do 1º Festival das Tradições Nordestinas

Sexta, dia 2

19h – Cerimônia de Abertura
20h – Show | Trio Virgulino


Sábado, dia 3

17h – Cortejo Musical | Trio do “Circo Além da Lona”
20h – Show | Vavá Rodrigues
22h – Show | Izac do Acordeon
Mostra de Literatura de Cordel

Domingo, dia 4

17h – Espetáculo de Mamulengos | “A Chegada de Lampião no Inferno”
19h – Show | Repentistas Sebastião Marinho e Luzivan Mathias
21h – Show | Quinteto Dona Zaíra
Apresentação do grupo Taquara Rachada (pífanos e maracatu)
Mostra da Literatura de Cordel


PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO TÍPICAS NO FESTIVAL!!!

A INDESPENSÁVEL *COCADA DE VÁRIOS SABORES* e outros DOCES Típicos.


E BEM QUENTINHO O ***ACARAJÉ DE Doné OYASSY*** AXÉ BAHIA!!!
PASTÉIS RECHEADOS COM *CARNE SÊCA e OUTRAS IGUARIAS TÍPICAS.


VC PODERÁ SABOREAR O FAMOSO *BAIÃO DE DOIS* rsss



BARRACAS COM VARIEDADE DE ARTESANATOS TÍPICOS NORDESTINOS

MÁRIO MARCOS(DJ Toddynhodo Forró) entusiasta do Forró de Raiz rssss já começou fotografando o grande palco onde se apresentarão o tradicional ***TRIO VIRGULINO*** GRUPO ZAÍRA, e muitas outras atrações da Cultura Nordestina. AXÉ!!! *São Luiz Gonzaga* AXÉ!!! *PADRE CÍCERO DO JUAZEIRO daí-nos proteção AXÉ!!! rssss

Visão parcial do espação físico preparado para a *1ª FESTA DA CULTURA NORDESTINA DE ARARAS - SP*. *CAIXAS para compra dos tickts dos quitutes e bebidas*, *Barracas das Associações Beneficientes do Município* que fornecerão COMIDAS TÍPICAS, Acarajé da Doné OYASSY, Tapióca, Baião de Dois, Cocadas, Pastéis com recheio típicos,Cocadas, Doces Variados, Bebidas e também ARTESANATOS.
OBS: FORAM INSTALADOS BANHEIROS QUÍMICOS.

*1º FESTIVAL DAS TRADIÇÕES NORDESTINAS* COMEÇA NA SEXTA-FEIRA E SEGUE TAMBÉM DIAS 03 e 04 , SÁBADO e DOMINGO.

FONTE: SECOM Inform. nº678

1º Festival das Tradições Nordestinas começa nessa sexta-feira
Praça Roberto Mercatelli está pronta para receber o evento, que acontece também no sábado (3) e domingo (4), com atrações musicais e culturais

Tamanho da letra
02/12/11 às 17:32

A Praça “Roberto Mercatelli”, localizada defronte ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”, está decorada para receber o 1º Festival das Tradições Nordestinas, que começa nessa sexta-feira (2) e segue também no sábado (3) e domingo (4).

A programação do evento está recheada de atrações musicais e culturais com a finalidade de resgatar tradições típicas do Nordeste.

Celebrando 31 anos de carreira, o Trio Virgulino, banda responsável pelo resgate do forró pé-de-serra no Brasil, abrirá o evento com apresentação da turnê do novo disco “Vida de Forró”. O show tem início às 20h dessa sexta-feira e tem entrada franca.

Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o trio gravou o primeiro trabalho “Beijo Moreno” em 1986 e passou a se apresentar em faculdades como Unicamp, USP e PUC. Após a aceitação entre os universitários, que acompanhavam seus shows, surgiu o termo “Forró Universitário”.

Influenciando outros grupos como Falamansa, Bicho de Pé e Rastapé, o Trio Virgulino gravou inúmeros discos e emplacou sucessos como “Xote da Saudade” e releituras de clássicos como “Eu só quero um xodó”, “Qui nem jiló”, “Forró Lunar”, entre outras.

Atualmente, o grupo segue em turnê do novo disco lançado em 2011 “Vida de Forró”, que privilegia repertório com o melhor do forró pé-de-serra.

Atrações especiais

A decoração do Festival tem o objetivo de recriar o ambiente das festas tradicionais do Nordeste. O recinto foi todo enfeitado com bandeirolas, bonecos e mastros com imagens de personalidades dos nove Estados da região.

Será disponibilizada ainda praça de alimentação, composta por 26 barracas que comercializarão bebidas e comidas típicas, e ficarão sob a responsabilidade de entidades assistenciais do município. No final do evento, como já foi aconteceu no “Arraial da Praça” e no “1º Festival do Café & Chocolate”, o lucro será dividido igualmente entre as instituições.

O cardápio inclui pratos como abará, acarajé, arroz com vatapá, baião de dois, carne seca acebolada com macaxeira, lanche firme no arreio, milho tropeiro, mocotó, tapioca, além de caldos de macaxeira e mocotó, e outros produtos como pizza, pastel e tortas.

O artesanato também terá seu espaço reservado. Serão seis barracas que vão comercializar peças como bonecas de pano, artigos produzidos com cabaça, cerâmica e fibras de coqueiro, além de bijuterias, quadros e bolsas.

Um palco de 11m x 8m foi montado em frente ao Ginásio para abrigar os shows musicais. Além disso, serão disponibilizados 20 banheiros químicos e 20 caixas para a venda de fichas.

Segurança e Trânsito

A segurança também será reforçada e contará com equipes da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Vepan (Vigilância Eletrônica do Patrimônio Público), que fará fiscalização da estrutura do evento. Uma viatura do Samu estará disponível para atender o público.

O trânsito será impedido sexta-feira (2) na Avenida Dona Renata, no trecho compreendido entre a Avenida Zurita e a Alameda Clementino Dalla Costa. A ponte que dá acesso ao Lago Municipal também será interditada.

Programação cultural

No sábado (3), a programação será aberta com apresentação do cortejo musical “Trio do Circo Além da Lona”, a partir das 17h.

Após o cortejo musical, o grupo de dança da Associação Ensinando a Viver “Professor Manuel Moita Filho” – AEVI apresentará, a partir das 18h, o número “Uma Viagem ao Sertão”. Em seguida, haverá show com Vavá Rodrigues e o Pessoal da Banda, e Izac do Acordeon.

No domingo (4), às 17h, será encenado o espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno”, que é baseado no cordel de José Pacheco e traz bonecos mamulengos de Christian Mathias. A peça, repleta de rima e tiradas engraçadas, é embalada com muito baião.

O público vai conferir ainda shows com o quinteto “Dona Zaíra”, o repentista Sebastião Marinho e a “Banda de Pífanos e Maracatu”.

Para promover a literatura, será realizada durante o evento Mostra de Literatura de Cordel, com atores que declamarão poemas e cantorias da literatura de cordel - um tipo de poema popular, oral ou cantado, que faz parte da tradição nordestina e sobrevive ao tempo devido à beleza da simplicidade dos versos e suas histórias.

Horácio Busolin Júnior - Secom